terça-feira, 30 de agosto de 2011

27º Dia –29/08/2011, SEGUNDA FEIRA – de Oaxaca a Tapachula - MÉXICO.

KM DO DIA:  688                  KM TOTAL: 7.885

E ai pessoal,
           Como costuma dizer o nosso “GERENTE DE BAR”  do Moto Club, o Celso, ontem foi dia para  -sujeito homem-.
          Tivemos que reaprender a fazer curvas, frear em quebra molas, tomar cuidado com animais na pista e a andar na chuva.... muita chuva.
           Acordamos cedo para poder fazer os quase 700 km que tínhamos pela frente, porém a birra da moto branca com o Sérgio, já virou caso pessoal e ele acordou dizendo que queria fazer novos testes com ela, para descobrir o que ela tem, e às 7.30h da matina ele já estava desmontando o carburador no Hall do hotel.
         Esqueci de contar. Já tem três dias que ele vem pilotando-a para melhor avaliar o problema. Podem ficar tranqüilos, se o caso pessoal virar briga,  eu aparto.
        O hotel não tinha café da manhã e depois de um cafezinho com biscoitos, pegamos a estrada já debaixo de chuva.
        Rodados os primeiros 40 km, Sérgio concluiu que a tentativa de colocar uma agulha mais grossa e voltar o filtro de ar não funcionou, a moto não tinha desempenho. Nova parada para mexer. Desta vez, voltou a agulha, tirou novamente o filtro, mas desativou uma bomba auxiliar que manda combustível para o carburador.  Mudamos novamente a roupa de chuva e pegamos a estrada.  A chuva havia acalmado.
                                                            O SEGUNDO ROUND DO DIA

COM AS ROUPAS DE CHUVA

Onde estávamos parados,  era um entroncamento de uma entrada de um povoado, e o transporte de pessoas era feito pelos tradicionais “TUC TUC”,  muito comuns na Índia e outros países da Ásia e agora apareceram aqui no sul do México. Vejam um ponto de táxi.

Na estrada, tudo mudou, acabaram-se as pistas duplas, o asfalto ficou de péssima qualidade e começou uma serra que não tinha fim. Rodamos nela por mais de 150 km, e por sorte, o tempo firmou e tinha pouco trânsito. Quando finalmente chegamos a uma reta numa baixada, estávamos esgotados e transpirando tudo que podia,  dentro das capas de chuva.
         Vejam algumas fotos da serra e suas peculiaridades.

AS VAQUINHAS PASTANDO ASFALTO

Abastecemos e veio o resultado de mais um “round” entre a moto e Sérgio, o consumo da moto melhorou de 15/16 km p/l.  para guase 22.  Segundo Sérgio,  ele enganou o sistema da moto quando retirou o filtro e desativou a bomba suplementar.
            Lá fomos nós depois de um rápido lanche e agora sem as capas de chuva.
           Era uma região de baixada, entre uma serra que acompanhava a estrada à direita e o Oceano Pacífico à esquerda, que em hora alguma ficou ao alcance de nossas vistas. Tínhamos que andar muito, pois vimos no mapa, que não havia cidades para o pouso à noite com segurança.
          Passamos por uma usina aeólica, vejam a foto, e o tempo já estava ficando escuro. Chamou também minha atenção o fato que todas as torres de cataventos  estavam travadas. Entendi como um mau sinal.

É assim para quem se propõe a fazer uma viagem atravessando as três Américas, surpresas o tempo todo.   Não demorou e num pedágio, fomos avisados pelo cobrador que a informação oficial era de muita chuva pela frente.
        Paramos embaixo de um viaduto para por novamente as roupas de chuva. O céu estava negro de dar medo,  e a informação de nenhuma cidade pela frente agravava a situação, lá fomos nós.
        Rapaz.....   rodamos uns 400 km debaixo d’água.  Tinha hora que não se via nada pela frente e até os caminhões paravam.  Desista,  era o que o bom senso mandava, mas pousar onde ?  Além do mais, quando passávamos por um povoado onde poderíamos nos socorrer, o céu estava um pouco mais claro e ficava  só numa garoa,  aumentando nossas esperanças.
         Como sabíamos que estávamos com Ele na garupa, fomos levando,  e por volta das 8 h, já escuro, e ainda com chuva,  chegamos ao nosso destino.
         As roupas de chuva não deram conta do recado, estávamos encharcados e as motos, totalmente inadequadas (CUSTONS) para essas situações, foram perfeitas, até quebra molas escondidos pela chuva elas saltaram.
          Conclusões:  Um bom hotel, uma cerveja logo no check in, um jantarzinho leve, redação do blog para a manhã seguinte, uma boa oração de agradecimento e cama.
         No dia seguinte começa a maratona de cruzar as fronteiras dos pequenos países da América Central. Temos relatos de muita burocracia, pouca quilometragem rodada, em razão do tempo que se perde, corrupção e falta de segurança na estrada.  Devem ser quatro ou cinco dias nesse trecho e novas emoções se avizinham.
        Vamos lá.
Em tempo:     Hoje estamos deixando o território Mexicano.   Entramos aqui morrendo de medo com nossa segurança, em vista das notícias que nos chegam sobre a atuação dos narcotraficantes e das diversas máfias que atuam por aqui.
        Um dia depois de termos deixado a cidade de Monterrey, ocorreu a tragédia no Cassino Royale, que abalou o mundo inteiro.  Foram vários telefonemas e emails de pessoas preocupadas com a nossa integridade. Algumas vezes, falamos no blog da brincadeira de perder 10 dólares em cada cassino que passávamos.
         Este é um pais maravilho, é lindo. O povo gentil, educado, abre logo um sorriso quando você se dirige a ele, e dez sorrisos quando você se identifica como “brasilenhos”, e nem o país nem o povo merece o que vem ocorrendo, com conseqüências desastrosas para as finanças, emprego, e  a paz.
          Temos também nossas mazelas no Brasil. A diferença é que vez por outra a população civil é pega no fogo cruzado entre as autoridades e os criminosos.   O que acontece aqui é diferente;   A população é o alvo das ações que tem por objetivo atingir a outros. Isso é de uma PERVERSIDADE indescritível, cincoenta e três inocentes foram queimados vivos em nome da CRIMINALIDADE.
        Esperamos um dia voltar aqui para usufruir de toda a simpatia deste povo e das belezas naturais dessa nação irmã, e ela estará livre dos animais armados da criminalidade e também das pequenas autoridades corruptas, que fingem que não vêem o que está ocorrendo ou tiram vantagem disso.