domingo, 25 de setembro de 2011

53º Dia –24/09/2011, SÁBADO - de Ourinhos – SP a CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ - BRASIL

KM DO DIA: 1088                 KM TOTAL: 19.407
Oi  pessoal,
            Estamos em casa,  peço desculpas  por não ter postado ontem mesmo o blog, mas foram tantas as comemorações que não foi possível buscar resistência física para sentar e redigir, além do mais, a km rodada foi um recorde de percurso num só dia, 1088 km,  foi bem pesado.
            Hoje vou inverter a ordem da redação, normalmente faço um prólogo e depois o relato do que aconteceu no dia, afinal é nossa última postagem e vou deixar para o final a nossa exposição de sentimentos e os agradecimentos.
            Vamos começar com a saída do hotel. Estávamos determinados a chegar a Campos, mesmo que o dia iniciasse com chuva, o que felizmente não ocorreu.
           Às cinco horas acordados e dez para seis com as motos ligadas. Foi quando percebemos que o dia já estava raiando e que o céu parecia que ia ficar claro. Nem sinal de chuva e o primeiro sentimento de que “vamos conseguir”.
                                                                       SAINDO DO HOTEL
          Sabíamos que teríamos estradas da melhor qualidade pela frente, e num dia de sábado, o que ajudaria muito. Primeiro seria a Castelo Branco, com liberdade para rodar até 120 km/h dentro da lei, depois a Ayrton Senna e Dutra, e por último a BR 101, que temos que confessar que melhorou muito. Por outro lado, teríamos que atravessar as duas maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.
        Portanto, mão no acelerador, paradas rápidas para abastecer e tomar cafezinho.
                              Numa das paradas Sérgio aproveitou para por graxa nas correntes.
        Chegamos a São Paulo sem uma gota de chuva, embora tivéssemos visto a estrada molhada em alguns pontos.  Atravessamos a cidade, pegamos a Ayrton Senna e no primeiro posto o primeiro encontro com a família depois de 53 dias fora de casa, era meu filho Marquinhos que por telefone,  combinou que nos acompanharia de São Paulo ao Rio, onde aproveitaria para visitar a sua mãe.



        Na Dutra, outra maravilha de pilotagem, a estrada estava cheio de motociclistas de final de semana curtindo a paixão sobre duas rodas, não havia sol nem tampouco chuva e eu e meu filho pilotando juntos como nos bons tempos em que ele não trabalhava tanto.





        Chegamos ao Rio de Janeiro,  Marquinhos foi para um lado e nós para a ponte Rio/Niterói, buzinasso, acenos de adeus..... Vai filho, que Deus te abençoe.
         Aí, na ponte, veio a primeira emoção forte do dia: tava lá a placa bem grande “CAMPOS” sinalizando a nossa direção. O coração pulou dentro do peito e começou a bater forte, os olhos arderam e na cabeça o pensamento – vamos conseguir.  É claro que vamos conseguir, afinal estamos tão perto..., essa enxurrada de insegurança é parte da emoção de quem está voltando para casa depois de passar por todas as emoções que passamos nessa TRAVESSIA.
                Andamos uns cinco quilômetros e paramos no posto para o segundo encontro de família, era Ângela e Paolo, irmã e cunhado de Sérgio, que viveram através do blog todas as nossas emoções da viagem e fizeram questão de nos encontrar para um abraço.
           Passamos em Itaboraí e lembrei-me de um grande amigo, Márcio que havia me escrito falando da vontade de nos acompanhar até Campos. Não foi possível combinar porque não sabíamos a data e hora certa, que quando se definiu não tivemos mais contato.  Márcio, em pensamento, você nos acompanhou até Campos.
           O tempo fechou e ameaçou uma chuva, que não nos preocupou, afinal já tínhamos andado mais de oitenta por cento do percurso com estradas secas.
           Passamos o trevo de Macaé, passamos o a entrada de Conceição de Macabu e faltavam apenas 50 km, escureceu e começou a chover fino.
           Foi muito engraçado como perdemos a pressa. Folgamos a mão e começamos a rodar bem devagar, sendo ultrapassados por vários carros e ônibus. É um trecho muito perigoso e que a noite e com chuva o risco se potencializa e tudo que não queríamos era um acidente a apenas alguns quilômetros de concretizar o nosso sonho, mesmo que fosse sem maiores conseqüências. Seguimos como se diz na gíria “pé com mão”.  
          Dobramos a esquina da rua do Moto Club de Campos, onde combinamos nossa chegada e tava lá o pessoal que começou a gritar e soltar fogos.   CHEGAMOS.
         Vejam as fotos, elas dirão tudo.  
                      A TURMA NOS ESPERANDO CHEGAR E A FAIXA QUE HOMENAGEAVA A TRAVESSIA.
O ABRAÇO DOS GUERREIROS




                               MINHA QUERIDA ESPOSA FEZ UM LIVRO COM O NOSSO BLOG

                                                              SÉRGIO SUA MÃE E IRMÃ

                                                                      EU RECEBENDO O LIVRO


                                                                     SERGIO E SUA FAMÍLIA
                                                                      EU E A MINHA FAMÍLIA




                                                                           OS DOIS CASAIS
 
                                                                  EU, SÉRGIO E MINHAS IRMÃS




                                                                               EU E REGINA





         Bem pessoal, acabou a viagem, estou de volta a casa, com minha família, meus amigos e com um sonho realizado.  Sérgio não cabe dentro de si de tanta felicidade, afinal esse foi um sonho de infância dele,  que me contagiou e que pude ajudá-lo na realização.
         Foi um banho de cultura, de aprendizado, de motociclismo, mecânica, relações humanas, idiomas, gastronomia.   Paisagens que mostram que Deus caprichou na sua criação.  Medos que iam desde o ser humano animal, capaz de por fogo num semelhante vivo (cassino no México) e de uma enxurrada provocada por um temporal, que quase me arrastou na estrada, de onde dificilmente sairia com vida, não contada no blog para não assustar a família.
        Saudades, muitas saudades.  A informática ajudou, é verdade, quando chegávamos ao hotel ligava logo o laptop, conectava o skype e falava com a família em busca de notícia de todos.          
           Sobre pilotar motos, quem pensa que enchemos o saco, está enganado, daqui há duas semanas tem o Salão Duas Rodas em São Paulo e já estamos planejando ir...., de moto é claro.
             Sobre os amigos que fizemos pelos caminhos, é perigoso falar para não deixar de fazer citações, mas tenho obrigações  de agradecer neste espaço aos que nos ajudaram a concretizar “o sonho”: Os três Edson, já citados recentemente, cada um com o seu papel fundamental e definitivo,  Renato, meu mestre de motociclismo e escritor, ícone do motociclismo nacional.
              Para Regina, minha companheira, amante, sócia, parceira motociclista, que não foi nessa viagem em função do risco com a violência na América Central, tenho que dizer para todos que ela me  apoiou de forma incontinente nessa aventura, assumiu meus trabalhos, ficou sozinha e ainda acordava de madrugada  para ler o blog e corrigir meus erros de grafia e digitação. Obrigado Amor.
              A Sérgio, agradeço por ter me emprestado o seu sonho, ter tolerado minhas ansiedades e excessivo zelo no cumprimento do planejamento, e as horas que  roubei de nosso passeio para escrever este blog.
             Mas, meu agradecimento principal é para vocês, seguidores dessa história, que ontem chegou a 300 acessos de pessoas, que sofreram conosco, torceram conosco, oraram pela gente e sentiram alegria quando terminamos com saúde.   Muito, muito obrigado mesmo.
            CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO:
              Sérgio já está falando em sair do Brasil pelo Pará, cruzar as três Guianas,  passar pela Venezuela, Colômbia, Peru e voltar pelo Acre, passando por Cuzco e Machu Pichu,  é claro.  Esse cara não tem jeito mesmo.

          ADEUS.
    Vejam o vídeo de nossa chegada.

                 

                 

13 comentários:

  1. Marcos e Sergio, parabéns, estava aflito para ver o epilogo dessa aventura, vcs são uns heróis "loucos", só tem um problema, nao eh ADEUS tem que ser um ATE A PRÓXIMA!!!
    Regina eh uma heroína, parabéns para vc e sua Irma, grandes guerreiras também!!!
    Abs e ATE A PRÓXIMA!!!
    PS: quero esse livro também, se possível (rsrsrs)
    PS2: esse passeio pelo Para tenho interesse, minha filha mais nova foi morar lá com o marido e meu neto, recentemente e quero visita-los, DE MOTO (Imbiriba tb quer ir).
    Felicidades a TODOS!!!

    ResponderExcluir
  2. rsrs.. ainda bem que só li o blog aqui em casa. Nem chorei! Tios Marcos e Sérgio: parabéns pelo sucesso da travessia. Foi um show de viagem e o legal é que com o blog a gente viajava junto com vocês. Graças a Deus.. tudo deu certo do início ao fim!.. Prontos para a próxima? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcos e Sergio,
    Tive o previlegio de conhecelos aqui na Florida e apreciei muito a leitura do blog diariamente.
    Parabens e ate a proxima.
    zezito lozada

    ResponderExcluir
  4. QUERIDOS SÉRGIO E MARCOS,
    PRIMEIRAMENTE PRECISO AGRADECER A DEUS, MARIA E OS TRÊS ARCANJOS, POIS NÃO HAVIA MOMENTOS EM QUE PENSAVA EM VOCÊS, SEM PEDIR-LHES MUITA PROTEÇÃO. AFINAL, SABIA E ALEGRAVA-ME COM TODA TRAJETÓRIA, TÃO BEM DOCUMENTADA POR MARCOS; MAS LÓGICO TAMBÉM ME PREOCUPAVA, POIS SEI QUE ENVOLVE ALGUNS (PARA NÃO DIZER MUITOS) PERIGOS. FOI LEGAL VIAJAR COM VOCÊS PELO BLOG.
    JÁ HAVIA COMENTADO ANTES, PENSANDO QUAL SERIA A PRÓXIMA VIAJEM? SÓ NÃO IMAGINAVA QUE VOCÊS TIVESSEM AINDA TANTA DISPOSIÇÃO PARA SER DAQUI A DUAS SEMANAS!!!
    QUANTO A SÉRGIO, ESTE AVENTUREIRO NATO, NÃO VAI DEIXAR DE IR A CUZCO R MACHU PICHO. VOCE TEM RAZÃO."Esse cara não tem jeito mesmo."RSRSRS
    PARABÉNS PELA PELO SONHO REALIZADO E OBRIGADA POR ESTE BLOG MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
  5. Só uma palavra, PARABÉNS, por terem um sonho e conseguirem realizá-lo, que Deus abençoe a vida de vcs e de toda sua família, sou motociclista e tenho um sonho de viajar todas américa do sul, de agora em diante vcs viraram um exemplo de que posso conseguir concretiza-lo, um grande abraço de mais um admirador de vcs seus "malucos sobre duas rodas".

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns pelo desafio (sonho) superado. Hoje só posso falar uma coisa, vcs são os caras.


    Grande abraço............

    ResponderExcluir
  7. Prezados Marcos e Sérgio,
    Sou de Belo Horizonte/MG, também motociclista, e acompanhei diariamente os últimos 30 dias da sua viagem. Parabéns pelo sucesso e pelos relatos feitos com clareza e sempre com bom-humor. Gostei muito de conhecer vocês. Estarei no Salão Duas Rodas no dia 08/10/2011. Se coincidir com sua ida lá, gostaria de conhecê-los pessoalmente e conversar sobre a viagem. Meu email é elcio.leite@gmail.com. Vamos combinar.
    Grande abraço,
    Élcio Leite / BH / MG

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos dois guerreiros, que fizeram acontecer essa história.
    Não poderia pensar diferente, pois já fiz muitas aventuras juntos.E na próxima, pode ter certeza, que acompanharei vcs a viagem inteira, não pelo blog, mas sobre duas rodas também.
    Mais uma vez parabéns ao meu cunhado
    Marcos Pires e ao meu maridão Sérgio Côrtes.

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos Marcos e Sérgio, saudações gaudérias. É com muita alegria e contentamento que transmito meus efusivos cumprimento pelo sucesso da Travessia das 3 Américas. Parabéns, parabéns e parabéns!
    Gostei do novo projeto, se precisar tenho todos os dados e detalhes dessa viagem. Tá tudo no livro rssss E tenho contatos por lá que posso passar a vcs. Reafirmo aqui que foi muito legal conhecer vcs nas carreteras e por certo nos encontraremos em breve para continuar fortalecendo nossa amizade. Outra coisa, mestre por mestre, vcs tb os são, aprendi muito com vcs tb. Estamos em Cerro Sombreso, a um tiro de Ushuaia, devemos chegar por lá no inicio da tarde, onde varios amigos estarão nos esperando na ruta 3. Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  10. Que legal!!!
    Terei novas aventuras neste blog; desta vez com minha cunhada Veruska e quem sabe Regina e outros membros da família? Esqueci de comentar acima que achei genial ver Ângela e Paolo, alem de Marquinhos (filho de Marcos), irem ao encontro deles para aquele abraço!!!! Acompanhar este blog e beeem melhor que assistir novelas!!!Rsrsr
    Que Deus continue na garupa de cada um de vocês, sempre tendo à frente Maria e os três Arcanjos para protegê-los.

    ResponderExcluir
  11. Prezados, parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar sua história.

    Publicamos um artigo divulgando sua viagem e seu blog no Portal Viagem de Moto:

    http://www.viagemdemoto.com/index.php?option=com_content&view=article&id=967:travessia-das-tres-americas&catid=153:pagina-inicial&Itemid=53

    Abraços

    ResponderExcluir