sexta-feira, 16 de setembro de 2011

44º Dia –15/09/2011, QUINTA FEIRA - de Piura a Huarmey no PERU

POSTAGEM EFETUADA NO DIA SEGUINTE EM VIRTUDE DE DIFICULDADES PARA CONECTAR NA INTERNET 

KM DO DIA: 702                 KM TOTAL: 13.251
Oi estamos de volta,
          A grande novidade do dia foi o reencontro com o Renato e Edson, que haviam seguido pelo litoral e nós pelo interior. Apesar de termos ficado um dia em Quito, as estradas do litoral eram tão ruins que eles acabaram perdendo um dia para vencer o trecho.  Resultado,   dormimos na mesma cidade sem saber e nos reencontramos após o primeiro trecho rodado no dia de hoje.
         Ontem a noite saímos em busca de um mapa rodoviário para nos orientar nas estradas e a dificuldade foi a mesma de sempre, rodamos tudo e não encontramos, e olha que por aqui tudo fecha às 9.00h e deu tempo para procurar. Voltamos para o hotel quase 10 horas de mãos vazias.
          Viram a coincidência, ou algo maior ainda......  Estávamos na estrada rodando quase que no escuro, a sinalização indicativa a chegada  da cidade e aí, encontramos com os amigos,  que já passaram por aqui três vezes. Não é o máximo ?
         A alegria do encontro e da coincidência contagiou a todos e percebemos que pelo nosso roteiro, vamos rodar juntos até entrarmos na Argentina.  Os Loucos.....(loucos de prazer por rodar de moto), vão seguir pelo Chile e irão até Ushuaia, no extremo sul da América. E ainda tem gente que chama eu e Sérgio de doidos pelo que estamos fazendo.
       Conforme combinado, vejam o quadro dos fusos horários:

TRAVESSIA DA TRÊS AMÉRICAS
FUSO HORÁRIO NOS PAÍSES EM TRÂNSITO
CIDADE/PAIS
HORA LOCAL
FUSO HORÁRIO
RIO DE JANEIRO - BR
12.00 h

NEW YORK - EUA
11.00 h
(-) uma hora
NEW ORLEANS - EUA
10.00 h
(-) duas horas
MEXICO
10.00 h
(-) duas horas
GUATEMALA
9.00 h
(-) tres horas
EL SALVADOR
9.00 h
(-) tres horas
HONDURAS
9.00 h
(-) tres horas
NICARAGUA
9.00 h
(-) tres horas
COSTA RICA
9.00 h
(-) tres horas
PANAMÁ
10.00 h
(-) duas horas
COLOMBIA
10.00 h
(-) duas horas
EQUADOR
10.00 h
(-) duas horas
PERU
10.00 h
(-) duas horas


                Saímos do hotel às 8 horas, e é pena que esqueci de fazer uma foto do hotel.  Seria interessante,  pois como eles não tinham estacionamento, as motos dormiram dentro do saguão da recepção. Daria uma foto engraçada.
               O dono do hotel, na última hora, nos avisou que após sair da cidade  se iniciaria um “deserto” com 210 km de extensão.  
              Levamos dois sustos:  primeiro, nunca tínhamos visto um deserto tão extenso, segundo, a autonomia das motos era de cerca de 200 km.  Pensamos bem e achamos que seria legal levar mais um galão com 4 litros de combustível.
             Na sua fase inicial, o deserto era feio e habitado nas margens da rodovia por trabalhadores muito humildes e outros moradores em casas de taipa.   Muita miséria. Depois a paisagem passa a ser  “estranha”, não se sabe dizer se é feia ou bonita. Por último começamos a admirar o que víamos. A natureza é muito forte, muita areia e a  vegetação rasteira tentando continuar   existindo. O homem já tinha dado o fora..... o lugar estava  ”DESERTO”.
             Paramos e fizemos estas fotos. 





             Interessante foi o contraste de uma antena de telefonia celular no meio do deserto.

            Terminado o trecho de deserto, paramos para abastecer, sem que tivéssemos usado o combustível de emergência.
              Quando estávamos saindo do posto reencontramos nossos amigos do Rio Grande do Sul, “baita tche”.
               Daí por diante, relaxei e fui para o meio da fila de quatro motos.  A Polícia não nos dava paz, fomos parados 4 vezes, mas tudo bem, mostrávamos os documentos e seguíamos.
              No norte do Peru, de uma forma muito regular, entre as cidades sempre há um trecho de deserto, e cada um mais bonito que o outro.  Havia uma certa competição entre a areia o vento e as montanhas, que eram de meia altura. Tinha hora que a areia ganhava a briga e subia a montanha.   O mar assistia a tudo e vez por outra a estrada ia até a sua beirada. Ficava lindo o conjunto: Mar azul, estrada nova e areia, muita areia, que o vento fazia subir a serra.
             O conjunto era perfeito, só não fotografamos mais, porque o frio era radical e as malditas luvas não permitiam. Parar o grupo todo para fazer fotos toda hora, ia acabar atrapalhando. .




              Às 18 horas já no escuro,  paramos num hotelzinho de beira de pista. 
               Saímos para jantar antes do banho e  já que estávamos na beira do mar..... peixe para todos.  Depois do Jantar vieram duas más notícias; o banho era frio e a internet não estava conectando.
              Só restou redigir o blog e deixá-lo pronto para postar no dia seguinte.
              Diante disso, boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário