domingo, 18 de setembro de 2011

47º Dia –18/09/2011, DOMINGO - de Camanã a Tacna no PERU


KM DO DIA: 464                 KM TOTAL: 14.863
Oi  pessoal
            Foi um dia de acelerador no fundo. Ainda bem que as estradas permitiram, eram retas e mais retas e como fazia muito frio, todos os policiais estavam sentadinhos dentro de suas viaturas e não nos perturbaram. 
           Por falar em guardas perturbando, esqueci-me de contar algo que com certeza tem nos ajudado a passar pelas barreiras policiais, que com freqüência nos param. É que tanto o Renato quanto o Edson, os gaúchos de Santa Maria que encontramos voltando do Alasca e que estão rodando conosco, são Militares reformados, um do exército e outro da Polícia Militar gaucha. Estrategicamente,  suas carteiras com fotos onde estão fardados, ficam  dentro do passaporte, junto com todos os demais documentos. Os policiais, intrometidos que são, vasculham tudo e dão com a carteira de militar, o que diminui o seu impeto de fazer propostas escusas. Acabam desejando boa viagem.
           Além do mais, são dois pilotos de primeira categoria, além de conhecerem muito bem a estrada, são respeitadores das normas de trânsito e de segurança. Jamais fazem uma ultrapassagem que inclua risco, passar na faixa contínua, só quando existe muita convicção de que não dá tempo para pintar um carro no sentido contrário, e depois de dar boas olhadas, se não tem “viaturas” espreitando.   A velocidade média é de 100 a 120, baixando regularmente para o indicado nas placas quando se passa por um povoado.   São “GRANDES PILOTOS GAUDÉRIOS” e confesso que estou reaprendendo a pilotar em segurança andando em sua companhia.
          Por falar em rodar juntos, amanhã é nosso último dia de rodar com esses parceiros da estrada, depois de entrar no Chile, a partir de um certo ponto, eu e Sérgio viramos para Leste em direção a San Pedro do Atacama e os nossos amigos gauchos seguem para o Sul até Ushuaia,  na Terra do Fogo.
         Hoje encontramos também, Wilê da cidade de Paulo Afonso na Bahia e Verô do Piaui. Os dois iniciaram, juntos,  sua viagem em Manaus, subiram até Roraima e entraram na Venezuela. De lá foram a Colômbia, Equador e Perú.  Aqui, vão tomar a Rodovia Transoceânica, que liga o Brasil ao Pacífico pelo Acre, reentrando em território brasileiro. Vão descer, provavelmente, pelo Mato Grosso até Goiás e rumar para casa no Nordeste brasileiro. Pilotam duas BMW 800 CC que por sinal,  cabe o registro de que são motos, que dominaram completamente esse mercado de motociclistas estradeiros. Todos os dias cruzamos com motociclistas em BMW atravessando o continente, são brasileiros, chilenos, argentinos, etc..
             Fizemos umas fotos para registrar nosso encontro com os nordestinos e em seguida, rodaram conosco por cerca de 40 km até a entrada de Arequipa, onde depois de um buzinaço e acenos de mão dobraram para leste. Vejam as fotos.




            Depois de um café da manhã com toda a calma, pois a quilometragem prevista para o dia era pequena, tivemos que mudar o ritmo pois percebemos que o pneu traseiro da moto de Sergio estava baixo. Mais uma vez o mesmo pneu.  Era a terceira vez dele.....
               Pedimos ajuda a um motociclista que passava, para nos levar a um borracheiro, o que poderia não ser muito fácil por ser num domingo. Chegamos numa loja de peças de moto e um sujeito muito mal humorado nos cozinhou por  duas horas e meia até concluir o serviço. Verdade seja dita,  havia um movimento danado e antes de nos atender, trocou uns quatro pneus de moto taxi. Aproveitamos o ensejo e fizemos manutenção em três motos; na de Sérgio tiramos um elo da corrente, pois ela não dava mais aperto, na minha,  buscamos um vazamento na torneira de combustível que acabou sanado, entupindo o suspiro com um palito de dente(o diafragma da torneira estava furado),  e na do Edson, que ontem  quase largou um baú lateral  pelo caminho, re-apertamos e trocamos parafusos.
            Vejam  as fotos em frente a oficina.



              Quanto ao pneu, foi o mesmo remendo feito na última vez que ele furou,  que estava se vazando.
              Depois disso só restou a alternativa de acelerar para tentar chegar ao local planejado, o que acabou não sendo possível, paramos quando ainda faltava cerca de 50 km, pois escureceu e esfriou mais ainda.
              Paramos algumas vezes e fizemos estas fotos........








             Amanhã temos que sair cedo, pois o Chile não tem fuso horário com relação ao Brasil, ou seja, são duas horas mais cedo que aquí. Além do mais, temos um fronteira com toda a sua burocracia pela frente, e um planejamento de dormir em San Pedro do Atacama, a cerca 760 km de onde estamos.
          Boa noite.

3 comentários:

  1. Olá Marcos, na certeza de que irá ver os
    comentários postados aqui e,
    principalmente por hoje ser seu
    aniversário, venho pra lhe trazer os
    votos de felicidades e dizer-lhe da
    grande admiração pelo irmão e amigo que
    sempre foi...Continue assim, uma pessoa
    que faz a todos, que vivem a sua volta,
    se orgulhar em ser seu amigo, seu
    irmão...
    Feliz Aniversário!!!
    Que Deus continue lhe Abençoando...Seeeempre!!!
    "Um irmão é um amigo dado pela natureza"
    (Ananda de Almeida Fonseca)

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Feliz aniversário e em sua homenagem, vai um texto traduzido:
    "Motociclistas estradeiros não possuem mapas da cidade em suas bolsas. Eles são do tipo que escolhe um destino, um estado - ou mesmo país - marca com alfinetes os lugares nos pontos de início e fim. Entre eles, buscam as mais longas linhas irregulares que podem encontrar, de preferência com curvas sucessivas. Eles são um tipo exigente também, a fim de viajar longas distâncias, a motocicleta escolhida tem de ser bastante confortável e ainda ter condições para levar todo o necessário para a viagem. Não só isso, mas às vezes sua moto serve como a única companhia na viagem, por isso também precisa inspirar, motivar e emocionar!"

    ResponderExcluir
  3. Parabéns atrasado mas desejando tudo de bom e muita saúde para novas aventuras!!! Abços Roberto e família.

    ResponderExcluir