quinta-feira, 8 de setembro de 2011

37º Dia –08/09/2011, QUINTA FEIRA – de Cidade do Panamá – PANAMA a Bogotá - COLÔMBIA

KM DO DIA:   8                 KM TOTAL: 10.371
Oi pessoal,
             Estamos na Capital da Colombia. Ainda não deu para ver muita coisa, mas já ficou claro que esse país  compete com o Mexico em desenvolvimento. Desde o aeroporto, percebemos que estávamos entrando num país com um alto grau de desenvolvimento e com um povo e autoridades muito gentis e educados.
             Mas vamos ao relato do dia.
             Saímos do hotel pontualmente no horário planejado, 7.30h.  O translado para o aeroporto demorou exatos 30 minutos, portanto às 8 horas estávamos na fila para despachar nossas bagagens.
            Para nossa surpresa, no balcão da Avianca, empresa aérea que nos vendeu os bilhetes, nos foi dado os formulários para o registro da saída do Panamá. Lá mesmo recolheram, já preenchido,  e pronto, estava feito o trâmite de saída, sem qualquer outra burocracia.
           Aguardamos na sala de espera pelo horário do vôo, que também saiu pontualmente.

          No momento do embarque veio uma novidade; o avião da empresa Colombiana Avianca tinha a bandeira brasileira pintada  na fuselagem.  Entramos e toda a tripulação era brasileira, aí não nos contivemos e indagamos ao pessoal de bordo o porque disso e veio a explicação: “A Avianca comprou a empresa brasileira Ocean Air e formou um nova empresa chamada Avianca Brasil, que tem como objetivo conquistar e explorar o mercado brasileiro,  para isso mantiveram todas as tripulações e aeronaves. Nos sentimos em casa, pois até as instruções de bordo eram dadas em português.





            Chegamos por volta de 13.00h e fizemos nosso cadastro na migração, que foi muito fácil e rápido. Também fizemos o câmbio, pois já havíamos nos informado e diferentemente dos países da América Central,  o dólar Americano não é aceito como moeda corrente.
             Mais uma surpresa, com US$ 200,00(duzentos dólares) compramos PC$ 336.000,00(trezentos e trinta e seis mil pesos colombianos). Não vai ser fácil fazer as contas  na hora dos pagamentos.
           Pegamos um taxi e fomos para o terminal de carga. Tudo correu bem, mas mesmo assim, para fazer a papelada da aduana e legalizar as motos para transitar no país e ainda retira-las do armazém, deu 5 horas da tarde. Como nem tudo são flores, começou a chover e a escurecer. Era tudo que não queríamos, entrar numa capital federal com chuva e a noite.

           Para piorar um pouco mais, as motos não tinham gasolina, pois tiveram seus tanques esvaziados por força da norma do transporte aéreo. Com muito custo, conseguimos dois litrinhos, um para cada moto, e lá fomos nós na chuva, já a noite e com a incumbência de achar uma “gasolinera” e um hotel.
             O trânsito tava um “o”, era o rush de fim de dia e acabamos ficando num hotel de luxo que nos cobrou US$ 220,00(duzentos e vinte dólares) a diária, mas era o mais prudente a fazer, antes que acabasse o combustível.    
              Ah, tem mais uma coisa, aqui a norma de trânsito obriga aos motociclistas a usarem um colete reflexível  entre ás 18 horas  e as 06 da manhã, ou seja,  já estávamos quase na ilegalidade.   Foi melhor dançar nos dólares da hospedagem cara.
             Amanhã, de taxi, vamos fazer turismo, comprar um mapa das estradas da Colombia, tentar encontrar um cabo de velocímetro para a moto do Sérgio, comprar um galão de gasolina para as motos  e trocar de hotel, é claro.
            Prometo fotos da cidade.
            Até amanhã.

2 comentários:

  1. Marcos, nao entendi nada, vcs nao estavam indo para a Colômbia?!?!?! Como foram parar na Bolívia?!?!?
    Boa viagem e saúde!!!

    ResponderExcluir
  2. Serah que eu estou doido, eu li ontem BOLÍVIA!!!!

    ResponderExcluir