quarta-feira, 7 de setembro de 2011

36º Dia –07/09/2011, QUARTA FEIRA – Cidade do Panamá - PANAMA


KM DO DIA:   0                 KM TOTAL: 10.363
Oi pessoal,
             Hoje saímos para o nosso passeio na Cidade de Panamá, fomos ver o canal e fotografar conforme prometemos.
             Não foi muito fácil acordar cedo, porque depois do jantar fomos perder os tradicionais 10 dolares num dos cassinos locais. Aqui tem um em cada esquina.
             Às 7.30hs, conforme combinado, o motorista Luiz Canto já estava na porta do hotel. Vejam a foto de nosso simpático guia e do hotel.



             Discutimos o roteiro e iniciamos pela marina, já que estamos num lugar freqüentado por milionários e donos de grandes corporações, fomos ver as “canoas” dos caras.


             Depois seguimos para a eclusa de Miraflores, a primeira no lado do Oceano Pacífico e  que tem uma excelente estrutura para receber turistas.
             Ficamos boquiabertos com a genialidade dos homens e incrédulos por ter sido essa obra, inaugurada em 1914, na  sua primeira versão.
            Como prometemos, tiramos o máximo de fotos, mas elas não contam o que vimos e tomamos a liberdade de sugerir o site abaixo, onde em “um minuto” você vê uma animação de como tudo funciona.  Vale a pena.
http://www.apolo11.com/curiosidades.php?titulo=Aprenda_como_funciona_o_Canal_do_Panama&posic=dat_20061006-095111.inc
              Bem. Vejam algumas fotos:













               Após Miraflores, seguimos para a cidade de Colon, uma zona franca totalmente diferente do que estamos acostumados a ver.  Trata-se de um grupo de cerca de 20 quarteirões de lojas e mais lojas, cercados por um muro de mais de 10 metros de altura e com algumas entradas estratégicas, vigiadas por guardas que controlam a entrada de compradores e a saída de mercadorias. Todas as mercadorias são livres de impostos, mas se você faz compras, tem que contribuir com 10 dolares para a manutenção do complexo.  È um paraíso de compras, mas os preços não estavam absurdamente diferentes.
                Para não sair de mãos vazias, também porque não há mais lugar para bagagem nas motos, compramos um par de luvas de motociclista para cada um. Vejam algumas fotos do lugar.


                 Durante todo o nosso percurso na América Central, percebemos a forte presença de ônibus do tipo escolar americano, na sua maioria repintados com cores extravagantes, rodando pelas ruas e estradas. Todos muito bem conservados.
               Perguntamos ao nosso “guia” o porque disso e vejam a explicação: “Os Estados Unidos retiram esses carros de sua frota com 4 anos de uso,  por se tratar de transportes de crianças e os vendem na faixa de Us$ 4.000,00, ou seja, cerca de seis a sete mil reais. Por aqui, chegam a custar US$ 25.000,00(dólares) na mão dos atravessadores, muito menos do que um carro novo fabricado para o transporte coletivo”.
               Também é interessante que os ônibus funcionam individualmente, nem cooperativa formam. Você compra um, escolhe uma linha, que o governo tenha autorizado a funcionar,  e põe para rodar. Fotografamos alguns.


                               Interessante também é que o governo da capital federal determinou o fim desse tipo de transporte na cidade. Para tanto está pagando a cada dono de ônibus a quantia de vinte e cinco mil dólares por cada veículo entregue ao governo para desmanche, ou reenvio para o interior. O proprietário ainda recebe um financiamento para comprar um ônibus no padrão MARCOPOLO. Até o final do ano de 2012 toda a frota terá que ser trocada e muitos já foram.
                 Voltando para o hotel, procuramos numa concessionária Honda um cabo de velocímetro para substituir o da moto de Sergio que partiu na viagem.  Nada feito, por aqui nao há esse tipo de moto da Honda, avisou o vendedor.  Vamos ter que desmontar o que partiu, e  com ele na mão,  ver se encontramos um similar.  Isso ficou para ser feito na Colômbia. 

               Ainda tiramos mais algumas fotos dos modernos prédios da cidade nova, pena que o céu não estava azul e prejudicou a moldura dos prédios,  vejam. 







                                Bem, amanhã vamos para o aeroporto ás 8 da matina e nosso vôo é as 11.08h. Pretendemos nos hospedar por lá para conhecer a capital Bogotá, quem sabe passar mais um dia.
              Até amanhã.

4 comentários:

  1. Poxa, como a cidade é linda!!!!!. Que prédios maravilhosos, principalmente esse que parece um parafuso.
    Continuo torcendo por vcs.
    Divirtam-se e façam um bom vôo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. E Cartagena, não vão arriscar um banho de mar no caribe colombiano?
    Beijos e Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Marcos Pires, vocês tem que parar de explorar estes pobres motoristas de taxis!!! Tadinhos!
    Até agora não ví vcs postarem nenhuma vez que deram gorjetas pra eles! Os caras vão pensar que todo brasileiro é pão-duro! Olha a sua responsabilidade! Abs e Paz

    ResponderExcluir