domingo, 4 de setembro de 2011

33º Dia –04/09/2011, DOMINGO – de San Ramón – COSTA RICA a David - PANAMA


KM DO DIA:  419                 KM TOTAL: 9.895
Estamos de volta.
            Ontem, tivemos uma dificuldade muito grande, como já tem ocorrido, para conseguir um mapa rodoviário da Costa Rica. Acabamos indo numa papelaria de uma pequena cidade a 20 km da fronteira, onde conseguimos um mapa escolar em formato A4, que focava na geografia local e não nas rodovias.  E lá fomos nós com ele nos guiando. 
            Não podia dar noutra, erramos o caminho em mais de 80 km(ida e volta) e só percebemos isso, quando `a noite, fomos conferir o trajeto no GOOGLE MAPS e demos pelo erro.  Pagamos boa parte de nossos pecados, andando errados, subindo uma serra  com uma garoa por 40 km e `a noite.
             Podem descontar os “oitentinhas” de nosso currículo no final da Travessia.
             Saímos do hotel por volta de 8.30h. Estávamos conformados de que iríamos rodar 40 km só para consertar o erro de ontem e apesar do tempo nublado, decidimos sair sem as roupas de chuva. O tempo abriu e o dia ficou lindo.
             Vejam algumas fotos do hotel.




              A estrada que pegamos estava em ótimo estado de conservação. Margeava o Oceano Pacífico e de vez em quando aparecia um balneário.   Claramente era uma região turística usada por surfistas e americanos, já que quase todas as propagandas `a  beira da estrada estavam em inglês.



             O mar é de um verde que compete com as boas praias do litoral fluminense, porém a areia da praia é tão preta que parece terra.  Toda essa região é vulcânica e a beira mar é formada por pedras e pedriscos pretos. Horrível para quem está acostumado com nossas praias de areias brancas. Onde a onda da praia quebra, forma quase uma lama preta.



            Na estrada, encontramos uma blitz e os oficiais usavam um radar. É claro que fomos convidados a parar, a pista era para 80 km/ph.  Logo de cara me pediram os documentos e informaram que minha velocidade era de 115 km/h. Segundo Sergio, fui pego num mau momento, estava andando devagar.......  
            A surpresa veio em seguida, perguntaram para onde ia, de onde vinha, me aconselharam a andar mais devagar e me liberaram, sem qualquer insinuação.  Só me restou pedir desculpas meio sem graça.
             Por volta de 14.30h chegamos na fronteira. Pasmem, com 20 minutos fomos autorizados a sair da Costa Rica, e sem gastar um tostão. No Panamá, pagamos um seguro para cada moto no valor de US$ 15,00 e mais um dólar para a pulverização. Acabamos liberados em aproximadamente uma hora.   Pensei comigo “voltei para a civilização”.  Demos US$ 10.00  para um gordinho que nos acompanhou nas duas fronteiras, nos orientando para onde deveríamos ir e onde tirar as cópias,  além de tomar conta das motos enquanto ficávamos nas filas.


           Saímos felizes da vida, mas não andamos 5 km e o céu desabou em água, mal deu tempo para colocar a roupa de chuva e cobrir a bagagem. Andamos 50 km na chuva e decidimos parar por volta das 5 da tarde, aqui no Panamá o fuso horário aumentou em 1 hora, portanto já eram "6 da tarde" e ainda não sabíamos disso.
          Saímos para jantar e voltamos para dormir mais cedo. Amanhã tem a capital do Panamá pela frente e o famoso canal.
Até lá.  

3 comentários:

  1. Afinal, o que são 40km pra modestos... 9.895?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Ney. Quarenta kilometros é moleza. Garanto que tiraram de letra e aproveitaram a maravilhosa serrinha com garoa pra lembrar de São Paulo! he he he
    Vocês vão ter que cruzar o canal e tem que fazer uma bela e linda foto de vocês atravessando, pois este deve ser o momento mais pitoresco da viagem. Quero ver a foto!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Claudio que por sua vez concordou com Ney e faço minhas as palavras do Claudio "Quarenta kilometros é moleza. Garanto que tiraram de letra e aproveitaram a maravilhosa serrinha com garoa pra lembrar de São Paulo! he he he
    Vocês vão ter que cruzar o canal e tem que fazer uma bela e linda foto de vocês atravessando, pois este deve ser o momento mais pitoresco da viagem. Quero ver a foto!"
    Sempre com ELE na garupa,Gracinha e os três arcanjos à frente dando proteção!!!Beijos,

    ResponderExcluir